sexta-feira, 6 de abril de 2012

Carne de panela

Olás!

A receita que me fez levar a sério o que estava escrito no modo de preparo foi esta receita aqui, a da carne de panela. No dia que eu fiz a carne eu ainda nem sabia que ia ter este blog, então ela ainda tem um pouco de improviso. É que não coloquei batata, cenoura e  vagem que eram pra ter ido pra panela... Com certeza eu vou fazer de novo esta receita, porque fica uma delícia e os legumes vão dar um tcham a mais.
Outra coisa que eu fiz diferente é que eu usei patinho ao invés de acém ou músculo. Como eu não fui esperta o suficiente pra considerar o tempo de cozimento de cada carne, o patinho ficou desmanchando, mas bem gostoso. Então, fica a dica! Se fizer com carnes mais macias, deixa cozinhar só uns 20 minutos depois que começar a pressão.
Se bem que eu gosto de passar um pãozinho no molho de quase tudo, então a carne desmanchando ficou uma delícia pra isso.
Achei diferente isso de refogar a cerne sem nenhum tempero e depois colocar o alho e sal. Nos meus velhos tempos eu não iria seguir este passo do modo de praparo. Sinceramente, não notei diferença no sabor.
Esta carne servida com arroz, salada e uma farofa, hummm!

Segue a receita by Palmirinha, mas explicada do meu jeito:

Em uma panela de pressão, em fogo médio, aqueça o óleo e frite a carne (800g de acém, paleta ou músculo em cubos). Adicione 1 cebola picada, 1 dente de alho picado e frite por cerce de 3 minutos. Acrescente 4 colheres de sopa de extrato de tomate e frite por mais 1 minuto. Junte 2 cubos de caldo de carne, 2 xícaras (chá) de água, 1 folha de louro, sal, pimenta e tampe a panela.
Cozinhe por 30 minutos depois de iniciada a pressão. Espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Coloque os legumes (2 batatas em cubo, 2 cenoura em rodelas, 1 xícara de chá de vagem picada) e tampe novamente. Leve ao fogo e cozinhe por 8 minutos depois de inciada a pressão.
Espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Polvilhe com salsa e sirva.

2 comentários: