sábado, 14 de abril de 2012

Panqueca de batata

Tem dia que dá vontade de nem entrar na cozinha, né? Principalmente quando é pra fazer comida pra uma pessoa só. Hoje eu estava assim, tão sem inspiração pra cozinhar que pensei em fazer aquele miojo quebra galho. Claro que quando eu faço miojo dou aquele up grade no sabor, pode ser com legumes, com molho de tomate, com creme de leite, vários jeitos. Até lembro de uma entrevista com o chef Alex Atala em que pergutaram como alguém que só faz miojo poderia aprender a cozinhar, aí ele disse que era só jogar o tempero fora. Macarrão vai bem com quase tudo.
Então, mas esse post não é sobre macarrão.
É que em meio a este desânimo de cozinhar hoje, folheei o famoso livro da Palmirinha e achei uma receita que pareceu que valia o esforço. Isso porque a receita requer esforço zero, mas mesmo assim tive que vencer a preguiça. 
Lembra bastante uma tortilla, mas nessa receita aqui a batata é ralada e vai farinha na massa, o que dá uma diferença no gosto. E esse requeijão no meio, é de dar água na boca.
Se vocês estiver naquele dia de preguiça, essa é uma boa sugestão de almoço ou jantar. Fácil, bem gostosa e com ingredientes que você sempre tem em casa.

Panqueca de batata

Coloque 300g de batata em um pano e esprema até sair o líquido. Coloque em uma vasilha com 1 cebola picada, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal e pimenta. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o óleo e frite a massa até dourar dos dois lados. Espalhe 1 xícara de chá de requeijão cremoso, cheiro-verde e dobre ao meio. Decore e siva.

2 comentários:

  1. Tá lindo seu blog, Raquel! Li cada post e fiquei com água na boca. Parabéns, viu?
    Dúvida sobre a receita da panqueca: a batata é cozida antes do preparo, né? Se for uma pergunta idiota, pode dar uma resposta cretina. heheh.
    Beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô cunhadinha, obrigada demais pela força!
      respondo com todo carinho: a batata é crua mesmo. Como ela vai ralada, o cozimento é rapidinho, dá super certo!
      dá uma olhadinha aqui sempre! Você é mais que bem vinda.
      Beijos

      Excluir