terça-feira, 24 de abril de 2012

Pão de queijo recheado com requeijão

Já começo admitindo que não dei conta de rechear nem três bolinhas com requeijão.
E que achei o trabalho desnecessário, é bem mais fácil cada um rechear o seu depois de pronto.
Mas vê ai se não ficou com a cara muito apetitosa:


Tirando que eu não coloquei o recheio, a Palmirinha que me desculpe, mas já fiz receitas mais práticas... Sei lá o que aconteceu, mas a massa grudou muito na mão. Quase perdi a paciência, só que não sou de desperdiçar ingredientes e fui insistente. Chega uma hora em que a massa parece um grude, achei que fosse dar tudo errado. Enfim, ficou muito saboroso, deu tudo certo no final, mas fiz alguns ajustes. Por exemplo, acho que ela esqueceu de mencionar que a forma era pra ser untada, então o meu grudou um cadinho.
Da mesma forma que o petisco de pão de queijo, rola demais de congelar os pães de queijo já prontos e crus.
Como fiz 2 receitas parecidas, só que uma com polvilho azedo e outra com polvilho doce, achei bacana perceber a diferença de sabores. E digo mais, consistência muda muito também. Vivendo e aprendendo.
Se não fosse a lealdade que eu tenho ao livrinho, até passaria pra vocês uma outra receita de pão de queijo, bem mais facinha... mas... :))

Coloque 3 xícaras de chá de polvilho doce em uma vasilha. Em uma panela, em fogo médio, cozinhe 1 e 1/2 xícara (chá) de leite, 1 e 1/2 xícara (chá) água, 1/2 xícara (chá) de óleo, 1 colher (sopa) rasa de sal até levantar fervura. Despeje sobre o polvilho e mexa com uma colher até amornar (demora, viu?).  Sove até ficar homogêneo. Acrescente 3 xícaras de chá de queijo minas padrão meia cura ralado e misture. Adicione 3 ovos, um a um, mexendo a cada adição. Leve a geladeira por 30 minutos. Abra pequenas porções de massa com as mãos, distribua o requeijão culinário e feche, modelando as bolinhas (tentei, desisti e pulei essa fase). Coloque em uma forma, deixando espaço entre eles e leve ao forno médio, preaquecido, por aproximadamente 25 minutos ou até dourar (recomendo untar a forma!). Sirva em seguida.

2 comentários:

  1. Ficou tão bom que teve gente que chegou em casa e a vasilha já tava zerada....

    ResponderExcluir