segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bolinho de carne moída com recheio de mussarela

Enquanto eu fazia esses bolinhos de carne recheados, fiquei pensando no modo de preparo deles e logo vieram muitas lembranças. Pra quem já fez quibe, esta receita é muito parecida. Eu já fiz muito quibe, todos lá na casa da minha avó. Agora que ela se foi, fiquei pensando que as comidas que aprendi com ela serão sempre uma forma deliciosa de lembrar dos momentos que passamos. A casa dela (e de todas as avós, né?) tem gostinhos e cheirinhos que nunca esquecerei. E é bom saber que tem como senti-los outra vez e fazer com que outras pessoas experimentem as comidas deliciosas que eu pude experimentar.
Ai fiquei pensando o quanto a comida pode mexer com a gente. Enquanto eu cozinho eu vou colocando meus pensamentos em ordem e vou distraindo a cabeça. Aí tem aquelas idéias que vão surgindo quando você pega um ingrediente ou enquanto você espera a panela esquentar... Depois vêm os cheiros, os gostos. Quando você menos espera, também chegam lembranças que você não controla, recordações de viagens, de brincadeiras, de encontros e de pessoas.
Desde que comecei a fazer o blog, estou passando mais tempo na cozinha. Na maioria das vezes,  acaba sendo um momento de reflexão que acontece de forma distraída e simples. 
Seja cozinhando, bordando, desenhando ou arrumando guarda-roupa, todo mundo deveria buscar um tempinho pra deixar os pensamentos fluírem.


Durante essa receita, pensei nos dias em que eu fiz quibe. É porque percebi que se a gente substituir o queijo por uma carne moida, ficaria parecido com quibe mesmo. Recheado de queijo também ficou bem gostoso, vou repetir com certeza. Os ingredientes todo mundo tem em casa (tá, na minha casa sempre tem trigo...). Tenta fazer e vê se não é gostoso ficar modelando as bolinhas enquanto você pensa na vida!
E depois você ainda come um prato bem saboroso.





Em uma tigela, deixe 1 xícara (chá) de trigo para quibe de molho em 2 xícaras (chá) de água quente por 10 minutos. Escorra e esprema em uma peneira, apertando bem. Coloque em uma vasilha, misture 1kg de carne moída, 1 ovo, 1 cebola ralada, 2 dentes de alho picados. Adicione 1/2 xícara (chá) de salsa picada, 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino a gosto. Abra pequenas porções da massa com as mãos, distribua queijo mussarela em cubos e feche, modelando bolinhos. Frite em óleo quente, em imersão, até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva em seguida.

5 comentários:

  1. D-E-L-Í-C-I-A. Não tem como falar outra coisa. E não é que o blog bota a gente mais tempo na cozinha mesmo? Até eu que não tenho afinidade tenho passado mais tempo por lá, comendo ou ajudando meu amor. E as conversas fluem.... Beijo sua linda!

    ResponderExcluir
  2. Que isso amor, você leva jeito pra fazer várias coisas! Tá só aprimorando o tira gosto e as carninhas de cada dia.E com a sua companhia a cozinha fica sempre mais animada.

    ResponderExcluir
  3. Lindo esse post, Raquel. Lindo mesmo.
    Acho que é isso mesmo, cada um tem uma forma de criar um tempo pra si, pra alimentar as ideias, reavivar lembranças, pensar em novos projetos. Que bom que o blog tem feito com que a vida de vcs 2 seja ainda mais gostosa. Beijos cheios de saudade!

    ResponderExcluir
  4. Karina e Alexandre, achei um tira gosto digno de fazer pra vocês aqui.
    Vou testando as receitas e depois vcs escolhem as que vocês querem provar!
    Gosto muito de vocês aqui no blog!
    beijo

    ResponderExcluir