quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nhoque recheado

O post de hoje é em homenagem a todos os amigos que decidiram dar uma passadinha aqui pra conhecer meu blog!!! êêêêêê fiquei toda pop agora.
Espero que vocês gostem da proposta de seguir a receita! Espero também que vocês provem as delícias que aparecem por aqui e que curtam mais esta forma de acompanhar um pouco da minha vida aqui em Campina Grande.
Se eu pudesse, daria uma bolinha de nhoque recheado pra cada um, tenho certeza que vocês voltariam sempre. ;)



Confesso que estou bem orgulhosa de ter feito esse nhoque recheado. Primeiro porque é uma receita de "almoço de domingo" e eu já tava devendo uma receita dessas há um bom tempo! Ela até dá um trabalhinho, mas mesmo assim não desanimei  e encarei o fogão no domingo. Engraçado que eu nunca fui fã de nhoque, achava insosso e não gostava da consistência.  Só que nesse caso ai... mamma mia, que trem bom! A carne dentro das bolinhas dá um sabor todo diferente, uma combinação perfeita com a massa de batata. E o molho que coloca em cima, com manteiga derretida, affff que pecado.
Acho que fiz as bolinhas um pouco maiores das que a Palmirinha fez, mas foi uma forma de agilizar o preparo, sem muita neura pra que ficasse tudo bonitinho demais. E como eu gosto bastante de carne, achei gostoso ter um recheio generoso. É uma receita que não tem como errar, especialmente no cozimento, por que as bolinhas vão subindo na água fervente. Nunca tinha visto, me diverti com essa dica.
Eu e o Luiz comemos como tira-gosto (quase tudo aqui vira tira-gosto, já repararam?) e ficou muito bom. No dia seguinte virou nosso jantar, junto com aqueeeela salada, ficou bom também! Imagino que dê pra congelar as bolinhas já prontas, é uma carta na manga tanto pra fazer um lanche como uma refeição. Ou seja, receita boa em todos os aspectos. Do jeito que a gente gosta!


Para o recheio, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e frite 200g de carne moída até dourar. Junte 1 cebola ralada, 1 cenoura ralada e refogue. Acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 1/2 xícara de água quente, sal, pimenta-do-reino e cozinhe até secar. Reserve.
Em uma tigele, misture 500g de batatas cozidas e amassadas, 300g de farinha de trigo, 50g de queijo parmesão ralado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 ovo, sal e pimenta-do-reino até ficar homogêneo. Abra porções da massa com as mãos sobre uma superfície enfarinhada, distribua o recheio e modele bolinhas. Em uma panela com água fervente, sal e óleo, cozinhe os nhoques, aos poucos, até que subam a superfície. Retire com uma escumadeira, coloque em um refretário, cubra com 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida, 2 xícaras (chá) de molho de tomate (comprado pronto) aquecido e 1/2 xícara de parmesão. Sirva.

4 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuuuuuuuuito bom! tira gosto diferente é sempre bem vindo. Para os que gosam, fica ainda melhor com o acréscimo daquela pimentinha... Perfeito! e pra jantar almoçar também foi top. sobre o lance das bolinhas subindo quando ficam prontas, Raquel parecia menino pequeno descobrindo brinquedo novo...

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais boa poder ver isto aqui! Tô doida pra começar a copiar suas receitinhas...ah, e tô mais doida ainda pra ir fazer uma visitinha! Rsrsrs! Muita saudade de vc, Kel! Se cuida! Bjaoo

    ResponderExcluir
  3. Eu mereço duas bolinhas pq to aqui desde o começo. hahahaha
    Que legal que seu blog tá mais acessado, merece, é muito bom.
    O que não é muito recomendado é olhar ele logo no horário do almoço, como eu to fazendo agora. É quase uma maldade. hahaha. Parece que ficou bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Déééé, imagina você aqui! juro que a gente tomava várias enquanto eu cozinho! Saudade de você!!!

    Karina, você merece uma receita inteira em sua homenagem! só preciso achar uma que me lembre muito você, calminha que uma dia acho.
    Beijo

    ResponderExcluir