domingo, 6 de maio de 2012

Panqueca verde

Para minha surpresa, consegui fazer uma receita no meio desta semana! Aos poucos estou colocando as coisas de casa em ordem e conseguindo acostumar com o horário de trabalho.
Essas receitas de almoço simples ou de jantar são as opções fáceis do livrinho. Estou devendo fazer uma mais elaborada, uma que seja de almoço de domingo. Só que chega domingo e eu quero mais é fazer um mutirão e cuidar das coisas de casa, dar um trato no visual e depois ficar de boa. Tá difícil ter pique pra fazer uma lasanha, um frango assado ou uma carne diferente. E olha que todas as receitas da Palmirinha são acessívei$ e sem grandes dificuldades. Sei que tenho que começar a encarar os pratos principais, não vai ter como escapar do leitão a pururuca...


Olha que coisa mais bonita e apetitosa esse prato! Adorei.
Tinha um espinafre dando sopa aqui na cozinha e eu queria experimentar alguma coisa diferente. Sempre comi espinafre na salada ou no omelete e é uma verdura que adoro. Vi essa panqueca ai e achei uma excelente opção de jantar depois da academia. Era só colocar as coisas no liquidificador e montar o prato depois.  Pensei que o recheio não fosse dar certo, quase sempre desconfio de alguma coisa da receita, mas tô arriscando... Apesar do gosto forte do parmesão, ficou gostosinho, mas o melhor mesmo é a panqueca. Eu já imaginei fazer com recheio de tomate/queijo; com frango desfiado; ou com creme de milho. O fato é que a panqueca verde permite diversas variações. Recomendo demais, principalmente pra minha gostosa amiga vegetariana, Marizuuuuda.

Panqueca verde
No liquidificador, bata 2 xícaras (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de óleo, sal, 1 ovo, 2 xícaras (chá) de espinafre cozido picado, 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 colher (chá) de fermento em pó químico, até ficar homogêneo e liso. Em uma frigideira antiaderente, frite pequenas porções de massa até dourar dos dois lados. Repita o procedimento até acabar a massa. Reserve. No liquidificar, bata 1/2 xícara (chá) de leite, 200g de queijo mussarela ralado, 200g de queijo provolone ralado, até ficar homogêneo. Distribua sobre as panquecas e enrole como rocamboles. Coloque em um refretário médio e cubra com 1 lata de creme de leite sem soro, 1/2 xícara (chá) de leite e 1 copo de requeijão cremoso batidos no liquidificador. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno médio preaquecido por 15 minutos ou até gratinar.


6 comentários:

  1. Delícia, delícia, delícia... valeu sser repetido, e com certeza outras variações virão. Só posso esperar e provar, provar, provar...

    ResponderExcluir
  2. Ficou LINDO esse prato!
    E vc tá conseguindo fazer o Luiz comer espinafre, meu Deus!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk
    tá comendo sim, karina! o próximo passo é a azeitona, porque fazer comida sem colocar aqueeeela azeitoninha é até pecado. :)
    to adorando sua presença aqui, um dia vou fazer uma receitinha em sua homenagem!

    ResponderExcluir
  4. Kel, eu faço panqueca sem colocar óleo na massa. E a cada duas panquecas coloco um fiozinho de azeite na panela pra não gudar. Mas bem pouquinho mesmo
    E quando quero ficar mais light ainda coloco aveia pra diminuir a farinha de trigo. Depois vc tenta!
    Eu amo panqueca!!!!! Foi a primeira receita que a minha vó me ensinou a fazer!

    ResponderExcluir
  5. hahahaha esse seu marido só quer saber de provar,provar e provar... ele tá lavando a louça né Boneca?

    ResponderExcluir
  6. Panqueca é comida multiuso né?! tambem uso aveia pra ficar mais light, mas a Palmirinha não perdoa uma farinha, uma friturinha... :))
    kkkkkkkk miriam! ele tá lavando sim, profissional na louça!
    e eu sempre arrumo um jeito dele colocar a mão na massa tb.
    Beijosss

    ResponderExcluir