quinta-feira, 7 de junho de 2012

Farofa completa

Conforme eu havia dito no post anterior, a receita de hoje foi feita junto com o empilhado de carne e os dois ficaram bem gostosos!
Essa farofa completa teve um diferencial pra mim porque nesta usei farinha de milho. Eu sempre usava farinha de mandioca nas 1001 farofinhas que faço e que salvam o dia a dia. E com essa farinha ai, a diferença é notável e o sabor também!
Vou aproveitar que citei a farinha de milho pra contar um pouquinho do quanto os pratos daqui de Campina Grande (tá... do nordeste todo) são diferentes dos de Minas (tá... do Sudeste). Uma das principais diferenças é que farinha de milho aqui é consumida praticamente todo dia. É o tal do cuzcuz que é servido tanto no café da manhã, só com queijo ou manteiga, como no almoço, mais temperado.
Assim que fomos pra Recife comprei uma cuzcuzeira (nunca tinha ouvido falar nisso antes!) na esperança de ir me adequando aos novos hábitos. Achei o cuzcuz muito sem graça! Tentei umas duas vezes e achei que tava fazendo errado. Mas realmente não deu.
Até doei a cuzcuzeira e pensei que nunca mais fosse comer farinha de milho. Isso antes do blog, né? Já vi aqui que tem uma outra receita com essa farinha e vou tentar fazer logo. Dou um brinde pra quem adivinhar qual é essa receita... é... cuzcuz!
Eita, cadê a cuzcuzeira agora?!?

Em uma panela, em fogo médio, derreta 4 colheres (sopa) de manteiga, refogue 1 cenoura ralada e 1 cebola ralada por cerca de 3 minutos. Adicione 1 lata de ervilhas escorridas, 1 lata de milho verde escorrido, 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de milho, sal, pimenta-do-reino e refogue pos mais 3 minutos. Retire do fogo, junte 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas e 2 ovos cozidos picados. Misture 1/2 xícara (chá) de batata palha, salsa e sirva.

4 comentários:

  1. Ei boneca, neste fim de semana, fiz a farofa com o empilhado de carne!!!! Adoramos! muito boa esta idéia de seguir a receita. Estou seguindo as suas então.... Bj estamos com muita saudade de vcs!!! Miriam

    ResponderExcluir
  2. Não que eu esteja assumindo a minha identidade de farofeiro, mas ô farofa boa essa viu? Perfeita pra comer com uma carninha, ou até mesmo sozinha. Eu que tenho meus gostos esquisitos, gostei dela até gelada... rsrsrs. Muito bom amor, e tão fácil que dá pra repetir, né?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, deu água na boca... Vou ver se faço essa pro Alexandre, pq ninguém gosta mais de farofa do que aquele ali. Rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. é verdade, já tinha ouvido falar da fama de farofeiro do alexandre.
    farofa no sentido literal, tá? rsrsrs

    ResponderExcluir