sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lasanha de macarrão

Finalizando as receitas que fiz a 4 mãos, ai está a lasanha de macarrão! Receita gostosa, prática, bem com cara de domingo e excelente pra ser feita enquanto tomamos um vinho. É que você monta o prato e deixa lá, prontinho pra ir pro forno 20 minutinhos antes de comer. Enquanto isso, dá pra conversar sem pressa.

Esses dias uma querida amiga, leitora do blog, companheira de rock, cerveja, catuaba e Serra do Cipó, pediu uma coisa importantíssima que eu ainda não tinha levado em consideração. Nunca escrevo o quanto a receita rende... fiquei morrendo de dó (e de rir) quando ela me contou que ficou uma semana comendo uma farofa que eu fiz aqui e ela não acabava nunca!
Ai resolvi que eu preciso primeiro contar que eu raramente faço a receita completa da Palmirinha. Essas porções que eu mostro na foto geralmente são metade de uma receita. Mas na hora de escrever os ingredientes, coloco as porções originais. Achei que fosse tranquilo de cada um ir mais ou menos medindo a quantidade que deseja fazer... achei errado né, miriam?!? kkkk
Bom, então a partir de hoje vou acrescentar nos meus comentários o quanto a receita rende, assim vocês terão uma noção melhor do quanto fazer, né? Eu mesma já cometi alguns erros nessa de achar que a receita não rende muito. Na lasanha ai, não colocamos os 10 tomates porque achei exagero, ai fizemos com uns 4 e realmente faltou molho pra colocar em cima...
A lasanha de macarrão, por exemplo, rende bastante! Fizemos a receita toda, um pacote de macarrão. Eu precisei dividir em 02 formas e usei presunto e mussarela pra caramba. Mas foi bom, porque todo mundo quis comer mais. Ai deu pro jantar, pra marmita e pro almoço! E pra quem cozinha em casa, sabe que é bom demais quando tem aquela sobra caprichada e você não precisa ir pra cozinha. Fica a dica!
Em uma panela, em fogo médio, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite,  frite 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados e 1 folha de louro até dourar. Adicione 10 tomates picados, 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate (comprado pronto), 1 colher (sopa) de orégano, 1 colher (sopa) de sal, 1 colher (chá) de açucar. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos. Em um refratário médio, intercale camadas de molho de tomate, de macarrão (1 pacote de talharim, 500g, pré cozido), de queijo mussarela ralado (3 xícaras de chá), de presunto ralado (3 xícaras de chá), terminando em macarrão e molho. Espalhe o 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida.

4 comentários:

  1. Você é ótima Boneca!! riu de mim, mas tudo bem porque aquela farofa ficou boa demais... mas neste dia também fiz aquele bife de panela de pressão, e esse minha filha, não sobrou mesmo, nem pro jantar!!kkkk Um beijo grande! Míriam

    ResponderExcluir
  2. D-E-L-Í-C-I-A. Lasanha já é bom, macarrão também. alguém juntou os dois em um só? Meu amor juntou.... E o vinho com a sogrinha foi top tbm...

    ResponderExcluir
  3. amorrrr, não fui eu que juntei... eu só segui o que tava escrito, ué!
    mas o tanto de amor que tinha ao preparar essa receita, deu um gostinho bem especial mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Boneca, fiz hoje. E fiz a receita toda mesmo!!! porque massa aqui em casa não sobra muito não. Todo mundo gostou muito o Biel adorou!! Um bj pro Luiz também! Míriam

    ResponderExcluir