domingo, 22 de julho de 2012

Músculo atolado

Que prato mais suculento, né?

Dá pra imaginar o quanto fiquei surpresa ao almoçar este prato delicioso e baratinho?
É que nunca fui fã de músculo, acho que é uma carne difícil de cozinhar e que realmente não tem como variar no jeito de fazer. Essa receita ai ajuda a incrementar o músculo que a gente faz na panela de pressão, com um gostinho delicioso da mistura do colorau, do caldo de carne e dos tomates. E, como sempre fico de olho no caldinho, esse é bem apetitoso!

Tava lembrando aqui de uma coisa que não tem nada a ver com a receita, mas que quero escrever e tem a ver com o filme Julie e Julia
Achei muito bem retratado o prazer de comer e beber compartilhando com outros a mesma mesa. Este é um conceito que eu conheço desde os tempos da faculdade. Além de conhecer bem o que é isso na prática, na teoria também aprendi direitinho.
Tive uma disciplina chamada "Culinária e Turismo" e nela aprendemos sobre a comensalidade. Esse conceito nunca mais saiu da minha cabeça... eu tinha descoberto o nome da sensação forte que eu sinto de querer resolver conflitos/ dividir momentos/ registrar fatos ao redor de uma mesa. Buscando  um pouco mais (no google), li o texto do Leonardo Boff.  Olha só o grau de importância do assunto:
"... quando nossos antepassados antropóides saíam a recoletar frutos, sementes, caças e peixes, não comiam individualmente o que conseguiam reunir. Tomavam os alimentos e os levavam ao grupo. E ai praticavam a comensalidade: distribuiam os alimentos entre si e comiam-nos grupal e comunitariamente.
Portanto, a comensalidade que supõe a solidariedade e a cooperação de uns para com os outros, permitiu o primeiro salto da animalidade em direção da humanidade".

Continuarei usando e abusando do poder de uma boa mesa. E apresentar novos pratos faz com que os comensais sejam surpreendidos pelo sabor, aliviando um pouco os momentos de estresse e marcando ainda mais os momentos inesquecíveis.
Então, mais um motivo pra sempre seguir novas receitas: fortalecer a importância da comensalidade.

Em uma tigela, tempere 1kg de músculo bovino em cubos com sal e pimenta malagueta a gosto. Deixe descançar por 10 minutos. Em uma panela de pressão, em fogo médio, refogue a carne em 2 colheres (sopa) de óleo até dourar levemente. Acrescente 5 dentes de alho amassados, 1 cebola picada e cozinhe por cerca de 3 minutos. Adicione 1 colher (sobremesa) de colorau, 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 4 xícaras (chá) de água fervente e espere ferver. Tampe a panela e cozinhe por 35 minutos, depois de iniciada a pressão. Espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Coloque 500g de mandioca em pedaços, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, depois de iniciada a pressão. Espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Adicione 3 tomates sem semente picados e cozinhe por mais 5 minutos. Polivilhe com 6 colheres de sopa de cheiro-verde e sirva.

3 comentários:

  1. Meu amor... que isso, texto quase poético desta vez! Concordo plenamente com essa evolução, porque poder compartilhar cada prato junto com você é uma dádiva mais que especial. continue fomentando a comensalidade minha linda!

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo, Raquel! Nós mineiros sabemos muito bem a importância de reunir pessoas em volta de uma mesa para compartilhar comes, bebes, memórias, histórias e afetos, né? Me fez lembrar que esqueci de te contar uma coisa: dia desses, Carol veio procurar colo aqui em casa pq tava triste. O que fizemos de almoço? Sua (/da Palmirinha) panqueca de batatas! E como o processo de preparo e comilança aqueceu nossos corações! E com brigadeiro de sobremesa então...

    ResponderExcluir
  3. Fiquei toda orgulhosa desse post também! rsrsrs
    Karina que coisa mais legal que você me contou agora! Até a distância a comida une as pessoas, me senti mais próxima a você neste exato momento!
    Beijo

    ResponderExcluir