domingo, 29 de julho de 2012

Pizza de Atum

Ahhhh fazia tempo que uma receita não dava errado! Tava tudo indo tão bem, mas ai vem a esperada pizza de atum e sai essa coisa esquisita ai:


Não sei se foi praga ou premonição, mas quando eu falei com a Dona Mari Gentilini que eu estava fazendo pizza de atum, ela logo me deu umas dicas que  não estavam no livro da Palmirinha. Mas como eu tenho que fazer a receita da forma como está escrita, nem pude aproveitar da experiência da  Mari e deu no que deu.
Aliás, foi na casa dela que eu experimentei pizza de atum. Nunca tinha botado fé no sabor, acho que jamais pediria em uma pizzaria com medo de deixar tudo no prato. Mas ai nos deparamos com a pizza de atum e gostamos bastante. Não entrou pra lista dos meus sabores favoritos, mas é bem gostoso.
Pra quem gosta demais de Pizza de Atum e pra quem quer experimentar e vai pegar essa receita ai como base, usem o atum sólido mesmo (não o ralado) e coloque bastante cebola picadinha, acho que já vai melhorar bastante o aspecto. E espremer um limãozinho na hora de comer, vai bem demais.
A minha tentativa eu acho que não deu certo porque o fermento que eu usei não tava muito fresquinho. Na hora que eu tava sovando a massa eu percebi que ela não tava fofinha.... Mas insisti e o resultado foi esse.  E sei lá porque o atum escureceu, bem diferente da foto do livro da Palmirinha! Recomendo então aquela pizza portuguesa que fiz aqui, a massa ficou deliciosa e ai é só variar no recheio.
Só sei que quase pedimos pra entregar uma pizza em casa pra não estragar a noite!

Em uma tigela, dissolva 1 tablete de fermento biológico fresco (15g) em 3/4 de xícara (chá) de água morna. Adicione 1 colher (sopa) de leite em pó, 1/4 de xícara de chá de manteiga derretida, 1 colher (chá) de sal e misture. Acrescente 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo aos poucos, mexendo até desgrudar da vasilha. Se necessário, acrescente mais farinha. Sove por 5 minutos. Cubra e deixe descansar por 1 hora. Abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada, formando um disco de aproximadamente 30 cm de diâmetro com as bordas mais grossas. Transfira para uma forma própria para pizza untada e fure com um garfo. Espalhe 1/2 xícara (chá) de molho de tomate (comprado pronto) e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos.  Cubra com 200g de queijo mussarela ralado, 1 lata de atum sólido escorrido, 1 tomate em fatias, 1 cebola em fatias. Asse por mais 10 minutos ou até dourar. Decore com azeitonas pretas e polvilhe com orégano. Sirva


4 comentários:

  1. A da Palmirinha parece que nem foi no forno, aquele atum clarinho... Tempão sem visitar o blog, vou ler tudo que perdi agora. Rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sei que sou suspeito pra defender... Mas que se dane. a pizza ficou uma delícia! E daí que a apaência não foi a mesma que a foto? E daí que a massa, que foi bem fininha, acabou ficando crocante? Só sei que, na hora que partimos tudo, e que desceu junto com aquela cervejinha gelada (só pra variar um pouco), entrou imediatamente pra lista dos tira gosto "quero mais". E tenho dito!

    ResponderExcluir
  3. êêêêê karina voltou! fez falta aqui, cunhadíssima!
    Também achei essa pizza da Palmirinha branca demais da conta! O atum cru já é mais escuro do que o da foto dela.
    E o Luiz tá certo. Essa receita ai foi que nem a da esfiha, não deu certo, ficou com a aparência estranha, mas ficou bem gostosa!

    ResponderExcluir
  4. Atum nunca combinou com o meu paladar. Ainda mais em o que vem em lata. Não aprecio nem o tal de macarrão com atum que tanta gente faz para quebrar o galho num domingo. Essa receitinha eu deixo passar. Bjs Rakinha!

    ResponderExcluir