sábado, 18 de agosto de 2012

Escondidinho de peixe


Acabei de descobrir o segredo de todos os escondidinhos vendidos em restaurantes e fiz uma das receitas mais gostosas da minha vida!
Esse escondidinho de peixe vale todos os elogios do mundo para convencer vocês a fazerem também. Pra fazer aquele purê que cobre o escondidinho, nunca tinha misturado a batata amassada com creme de leite. Ponto pra Palmirinha com essa dica fantástica! Fica super leve, super mesmo.
Depois que eu sai de BH e passei a frequentar os supermercados aqui do nordeste, vi que existe um tal de "filé de merluza do Alaska", que é bem baratinho e já vem limpo, pronto pra fazer. Comecei então uma série de receitas tentando arrumar um bom jeito de usar o tal peixe. Só que quase nenhuma deu certo. Percebi que a medida em que ele vai descongelando, perde completamente a consistência, sem contar que solta muita água durante o preparo. Ai só quando comecei o blog é que consegui fazer aquelas deliciosas iscas de peixe com o filé de merluza (se você perdeu, dá uma olhada ai no histórico). Esses dias resolvi comprar o pacotinho de merluza de novo e dei a sorte de achar mais esta receita da Palmirinha em que precisei usa-lo. E depois desta receita de escondidinho, acho que não vou testar mais nenhuma não! ô comida boa!  

Preciso contar pra vocês que fiz a receita duplicada e foi a quantidade ai da foto (sorte minha ter tido essa grande idéia). Eu e o Luiz comemos esta travessa toda de uma vez só... :)
Usei 1kg de filé de merluza e é importantíssimo que na hora de cozinhar em lascas, sejam pedaços grandes, senão desmancha tudo...
Na hora de bater a batata com o creme de leite, me senti a Dona Benta fazendo uma massa de bolo. Sugiro que você empolgue assim também, foi ótimo!


Em uma panela, em fogo médio, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite, frite 2 dentes de alho amassados e 1 cebola picada até dourar levemente. Adicione 2 xícaras (chá) de filés de merluza cozidos em lascas, 3 tomates sem sementes picados, 1/2 xícara (chá) de salsa, 1 xícara (chá) de molho de tomate (comprado pronto), sal, pimenta-do-reino a gosto e cozinhe por cerca de 10 minutos. Reserve. Em uma tigela, misture 4 batatas cozidas e amassadas com 1 caixa de creme de leite e sal até ficar homogêneo. Em um refratário médio, coloque o refogado de peixe, cubra com a mistura de batata, espalhe 50g queijo parmesão ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

6 comentários:

  1. Peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeixeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!! MEUDEUSDOCEUTODOPODEROSO!!!como essa receita ficou ótema!!! dá licença que preciso sair, vou ali comprar mais merluza...

    ResponderExcluir
  2. Boneca, como vc cozinhou este filé antes de colocar no molho? boiei..... e tudo que está escrito na sua receita tem de ser duplicado? bjs Míriam

    ResponderExcluir
  3. Hmm... Posso fazer de soja? :p
    Beijos
    Marizuda

    ResponderExcluir
  4. ô miriam, então... na receita também não especifica como cozinhar o filé. Eu piquei em pedaços grandes e deu uma fervida, porque cozinha muito rápido. Só em um pouco de água mesmo.
    Dupliquei a quantidade de peixe, o restante ficou basicamente igual ao da receita (um pouquinho a mais de molho de tomate, talvez). é que essa duas xícaras de merluza picados que pede na receita, não rendem quase nada.

    ResponderExcluir
  5. Dona Mari, acho que dá pra fazer de soja sim. Faz esse pure ai com a batata e soja refogada com um molhinho de tomate. Vai ficar bom!
    Beijosssssss pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  6. Peguei esse livro uma vez com uma amiga e bati foto das receitas.....mas as fotos se perderam :(
    Estou muito feliz por encontrar esse escondidinho, delicioso e prático!!!
    Muuuito obrigada por compartilhar <3

    ResponderExcluir