sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pão de batata recheado com calabresa e requeijão


Ok gente! Sobrevivi a semana passada! Aquele inferno astral já era, os pensamentos ruins também e até a carência passou um pouco.
Sei que tava tristinha quando escrevi a ultima postagem, mas faz parte da vida, né? E quem gosta de  acompanhar meu dia a dia por aqui, ainda vai ler mais alguns desabafos, com certeza!
Se você acredita minimamente em astrologia,  já percebeu que um mês antes do nosso aniversário as coisas parecem mais tensas, sensíveis e propensas a darem errado. Acho que é como os nossos pensamentos encaram o final de um ciclo, com um momento de reflexão sobre o que foi aquele ano na vida de cada um. Pois é, ontem foi meu aniversário! Significa que aquele ciclo que se iniciou com meu niver de 26 anos acabou e agora estou prontinha para outro!
É meu segundo aniversário fora de BH. E pra ser bem sincera, isso não me causa nenhum trauma. Um pouco porque estou bem resolvida em relação a minha vida aqui. Tento também nem ficar pensando como as coisas poderiam ser.
O que me dá um apertinho no coração, na verdade, é lembrar das festas de aniversário que eu fazia... isso sim me traz uma nostalgia danada! Ia uma turma grande e animada pro sitio da minha avó e a festa durava um fim de semana completo. Cada dia com uma turma diferente. Nos últimos anos, juntava o meu aniversário com o do meu primo e ai eram os dias e noites mais legais que se pode imaginar.
Eu aproveitei de verdade, sabendo que cada festa daquela poderia ser a última. Sabia que a vida poderia mudar ou que alguns amigos poderiam mudar ou que a disposição poderia já não ser a mesma. Dá saudade sim, mas fica a lição de que a gente tem que aproveitar cada fase da nossa vida, curtir ao máximo as pessoas ao nosso redor e guardar na memória os grandes momentos.  Tá... é sempre bom tirar muita foto também, né? ;)

Sobre a receita de hoje, tenho sim que comentar algumas coisas!
Estes pãezinhos tem potencial pra ficarem bem gostosos, mas eu não achei que vale o trabalho. Fiquei umas 02 horas na cozinha pra fazer tudo e tive um grande problema com a proporção massa x recheio. Fiz exatamente a quantidade desta receita ai embaixo e fiquei com muito mais massa do que seria necessário. Resultado, os pãezinhos ficaram com pouco recheio e aquela camada grossa de massa. Se quiser experimentar, acho que dá pra fazer com metade da receita da massa, ok?
E tenta fazer quando tiver alguém em casa pra dar uma mãozinha na hora de recheiar, enrolar e comer, viu? Essa minha receita rendeu uns 50 pãezinhos... e uma semana inteira pra comer todos eles...


Bata no liquidificador 2 ovos, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, 2 xícaras de batata cozida e amassada, 1 xícara (chá) de leite morno, 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g) e 3 colheres (sopa) de margarina. Despeje em uma vasilha e misture -aproximadamente - 5 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aos poucos, até desgrudar da lateral da vasilha. Se necessário, acrescente mais farinha. Transfira para uma superficie e sove por 10 minutos. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, frite 200g de linguiça calabresa em cubos na própria gordura e escorra sobre papel absorvente. Coloque em uma tigela e misture 200g de requeijão culinário e 1 colher (chá) de orégano. Modele bolinhas com a massa e deixe descansar por mais 15 minutos. Abra a massa com mãos e distribua o recheio. Feche e modele as bolinhas. Coloque em uma forma untada com óleo e pincele com 1 ovo. Leve ao forno médio prequecido, por 25 minutos ou até dourar.
 

2 comentários:

  1. Eita que ese pãozinho me rendeu dois dias de marmita! Podia ter ficado mais recheado mesmo, mas os sanduichinhos que fizemos com alface e tomate ficaram ótimos, acho digno comentar.
    Quanto às festas, a gente continua evoluindo amor! Ontem foi muuuuuuuuuuuuuuuito bom! Bem vinda aos 27 sua linda!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Raquel!
    Experimente os pães de batata da PAGLIAS SALGADOS. A massa é bem fofinha e vem com basttnte recheio hummmmm.
    Conheça a loja virtual ww.paglias.com.br

    ResponderExcluir