segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bolinho de carne moída com recheio de mussarela

Enquanto eu fazia esses bolinhos de carne recheados, fiquei pensando no modo de preparo deles e logo vieram muitas lembranças. Pra quem já fez quibe, esta receita é muito parecida. Eu já fiz muito quibe, todos lá na casa da minha avó. Agora que ela se foi, fiquei pensando que as comidas que aprendi com ela serão sempre uma forma deliciosa de lembrar dos momentos que passamos. A casa dela (e de todas as avós, né?) tem gostinhos e cheirinhos que nunca esquecerei. E é bom saber que tem como senti-los outra vez e fazer com que outras pessoas experimentem as comidas deliciosas que eu pude experimentar.
Ai fiquei pensando o quanto a comida pode mexer com a gente. Enquanto eu cozinho eu vou colocando meus pensamentos em ordem e vou distraindo a cabeça. Aí tem aquelas idéias que vão surgindo quando você pega um ingrediente ou enquanto você espera a panela esquentar... Depois vêm os cheiros, os gostos. Quando você menos espera, também chegam lembranças que você não controla, recordações de viagens, de brincadeiras, de encontros e de pessoas.
Desde que comecei a fazer o blog, estou passando mais tempo na cozinha. Na maioria das vezes,  acaba sendo um momento de reflexão que acontece de forma distraída e simples. 
Seja cozinhando, bordando, desenhando ou arrumando guarda-roupa, todo mundo deveria buscar um tempinho pra deixar os pensamentos fluírem.


Durante essa receita, pensei nos dias em que eu fiz quibe. É porque percebi que se a gente substituir o queijo por uma carne moida, ficaria parecido com quibe mesmo. Recheado de queijo também ficou bem gostoso, vou repetir com certeza. Os ingredientes todo mundo tem em casa (tá, na minha casa sempre tem trigo...). Tenta fazer e vê se não é gostoso ficar modelando as bolinhas enquanto você pensa na vida!
E depois você ainda come um prato bem saboroso.





Em uma tigela, deixe 1 xícara (chá) de trigo para quibe de molho em 2 xícaras (chá) de água quente por 10 minutos. Escorra e esprema em uma peneira, apertando bem. Coloque em uma vasilha, misture 1kg de carne moída, 1 ovo, 1 cebola ralada, 2 dentes de alho picados. Adicione 1/2 xícara (chá) de salsa picada, 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino a gosto. Abra pequenas porções da massa com as mãos, distribua queijo mussarela em cubos e feche, modelando bolinhos. Frite em óleo quente, em imersão, até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva em seguida.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nhoque recheado

O post de hoje é em homenagem a todos os amigos que decidiram dar uma passadinha aqui pra conhecer meu blog!!! êêêêêê fiquei toda pop agora.
Espero que vocês gostem da proposta de seguir a receita! Espero também que vocês provem as delícias que aparecem por aqui e que curtam mais esta forma de acompanhar um pouco da minha vida aqui em Campina Grande.
Se eu pudesse, daria uma bolinha de nhoque recheado pra cada um, tenho certeza que vocês voltariam sempre. ;)



Confesso que estou bem orgulhosa de ter feito esse nhoque recheado. Primeiro porque é uma receita de "almoço de domingo" e eu já tava devendo uma receita dessas há um bom tempo! Ela até dá um trabalhinho, mas mesmo assim não desanimei  e encarei o fogão no domingo. Engraçado que eu nunca fui fã de nhoque, achava insosso e não gostava da consistência.  Só que nesse caso ai... mamma mia, que trem bom! A carne dentro das bolinhas dá um sabor todo diferente, uma combinação perfeita com a massa de batata. E o molho que coloca em cima, com manteiga derretida, affff que pecado.
Acho que fiz as bolinhas um pouco maiores das que a Palmirinha fez, mas foi uma forma de agilizar o preparo, sem muita neura pra que ficasse tudo bonitinho demais. E como eu gosto bastante de carne, achei gostoso ter um recheio generoso. É uma receita que não tem como errar, especialmente no cozimento, por que as bolinhas vão subindo na água fervente. Nunca tinha visto, me diverti com essa dica.
Eu e o Luiz comemos como tira-gosto (quase tudo aqui vira tira-gosto, já repararam?) e ficou muito bom. No dia seguinte virou nosso jantar, junto com aqueeeela salada, ficou bom também! Imagino que dê pra congelar as bolinhas já prontas, é uma carta na manga tanto pra fazer um lanche como uma refeição. Ou seja, receita boa em todos os aspectos. Do jeito que a gente gosta!


Para o recheio, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e frite 200g de carne moída até dourar. Junte 1 cebola ralada, 1 cenoura ralada e refogue. Acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 1/2 xícara de água quente, sal, pimenta-do-reino e cozinhe até secar. Reserve.
Em uma tigele, misture 500g de batatas cozidas e amassadas, 300g de farinha de trigo, 50g de queijo parmesão ralado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 ovo, sal e pimenta-do-reino até ficar homogêneo. Abra porções da massa com as mãos sobre uma superfície enfarinhada, distribua o recheio e modele bolinhas. Em uma panela com água fervente, sal e óleo, cozinhe os nhoques, aos poucos, até que subam a superfície. Retire com uma escumadeira, coloque em um refretário, cubra com 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida, 2 xícaras (chá) de molho de tomate (comprado pronto) aquecido e 1/2 xícara de parmesão. Sirva.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Macarrão de forno

A receita de hoje é tão gostosa, mas tão gostosa, que eu já fiz duas vezes antes de publicar aqui no blog. Na primeira vez eu substitui alguns ingredientes importantes - usei queijo coalho ao invés de mussarela e não coloquei manjericão - então achei que não seria justo publicar. Além da minha consciência, tem o Luiz vigiando se as receitas foram ou não feitas seguindo o livrinho. Mesmo se eu quiser, não tem como fugir da responsa... rsrsrs
Quando experimentamos o macarrão, depois de um dia todo sem comer direito, foi uma surpresa o tanto que ficou bom! Claaaro que a fome é realmente um tempero e tanto pra qualquer comida, mas essa tava boa de verdade.
Aí sábado achei que valia demais fazer a receita de novo (e certinha) pra publicar logo e dar mais um passo nessa caminhada seguindo receitas.
É uma comidinha super leve, então pra jantar é uma ótima. Hoje comemos antes de ir pra academia e foi bom também, carboidrato delícia!
Vocês podem ver que eu não usei o macarrão gravatinha, mas foi por opção. Aqui cada pacote de gravatinha é uns R$5, me recusei mesmo a comprar. Sei que cada tipo de macarrão é pra um molho e tals, mas nesse caso, acho que a troca foi justa.
Com a correria do dia a dia, tô ai tirando foto até de pijama e colocando no blog... ;)

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe 500g de macarrão tipo gravatinha em água fervente com sal até ficar al dente. Escorra, reservando 1 xícara (chá) da água do cozimento, e passe por água gelada. Em uma vasilha, misture 3 tomates sem semente picados, 1 xícara (chá) de mussarela em cubos, 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados. Junte o macarrão e misture. Tempere com sal, pimenta, manjericão e orégano. Transfira para um refratário e regue com a água do cozimento reservada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto, preaquecido, por 15minutos. Retire o papel e sirva.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Torta-pizza saborosa

O post de hoje me fez ter certeza de que nunca devemos testar uma receita na hora de servir para convidados. A chance de dar errado, de acordo com Murphy, se transforma na certeza de que não vai dar certo. Certeza!

Então, este fim de semana recebemos minha irmã aqui em casa. Foi maravilhoso ver uma pessoa tão querida chegando aqui em Campna Grande. Pra gente que está longe de tudo, qualquer encontro vira um poço de emoção!
Tiramos o domingão pra ir conhecer João Pessoa, pegar uma prainha de leve. Foi um dia super gostoso, amamos a cidade e as praias são ótimas. Achei também que era a oportunidade ideal de fazer uma receitinha pra quando a gente chegasse em casa, já no final da tarde. Esclhi esta "torta-pizza saborosa", comprei todos os ingredientes e lá fui eu.
Gente... não sei como pode dar errado uma tortinha tão simples e que tinha tudo pra dar certo. Ela ficou sem sabor e a massa ficou tipo "batumada" (sei lá como escreve, mas não consigo achar outra palavra para alguma massa não-fofinha). Vocês podem ver que a receita leva um pouco de farinha e um pouco de aveia, será que foi isso? E olha que eu tinha ficado tão orgulhosa de ver a Palmirinha tentando mostrar uma receita saborosa e integral, não rolou.
No próprio livro de receita ela sugere outros recheios usando a mesma massa. Juro pra vocês que consigo imaginar o recheio de frango com requijão ou bacon dando certo, mas não esse de presunto e mussarela. Faltou um ingrediente mais pastoso e um sabor marcante, se não fica sem graça. Mas um azeitinho por cima ajudou bastante.
Só sei que, por mais que a receita pareça infalível, não vou mais arriscar a testar nada quando for pra receber alguém!


No liquidificador, bata 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite, 2 ovos, 1/4 de xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) farinha de trigo, 1 xícara (chá) de farinha de aveia, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (chá) de fermento químico em pó até ficar homogêneo. Despeje em uma forma de 26cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Para o recheio, misture 1 xícara (chá) de presunto picado, 1 tomate picado, 1 colher (chá) de orégano, 1/2 colher (chá) de alho amassado e espalhe sobre a massa. Cubra com 2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.  

domingo, 6 de maio de 2012

Panqueca verde

Para minha surpresa, consegui fazer uma receita no meio desta semana! Aos poucos estou colocando as coisas de casa em ordem e conseguindo acostumar com o horário de trabalho.
Essas receitas de almoço simples ou de jantar são as opções fáceis do livrinho. Estou devendo fazer uma mais elaborada, uma que seja de almoço de domingo. Só que chega domingo e eu quero mais é fazer um mutirão e cuidar das coisas de casa, dar um trato no visual e depois ficar de boa. Tá difícil ter pique pra fazer uma lasanha, um frango assado ou uma carne diferente. E olha que todas as receitas da Palmirinha são acessívei$ e sem grandes dificuldades. Sei que tenho que começar a encarar os pratos principais, não vai ter como escapar do leitão a pururuca...


Olha que coisa mais bonita e apetitosa esse prato! Adorei.
Tinha um espinafre dando sopa aqui na cozinha e eu queria experimentar alguma coisa diferente. Sempre comi espinafre na salada ou no omelete e é uma verdura que adoro. Vi essa panqueca ai e achei uma excelente opção de jantar depois da academia. Era só colocar as coisas no liquidificador e montar o prato depois.  Pensei que o recheio não fosse dar certo, quase sempre desconfio de alguma coisa da receita, mas tô arriscando... Apesar do gosto forte do parmesão, ficou gostosinho, mas o melhor mesmo é a panqueca. Eu já imaginei fazer com recheio de tomate/queijo; com frango desfiado; ou com creme de milho. O fato é que a panqueca verde permite diversas variações. Recomendo demais, principalmente pra minha gostosa amiga vegetariana, Marizuuuuda.

Panqueca verde
No liquidificador, bata 2 xícaras (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de óleo, sal, 1 ovo, 2 xícaras (chá) de espinafre cozido picado, 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 colher (chá) de fermento em pó químico, até ficar homogêneo e liso. Em uma frigideira antiaderente, frite pequenas porções de massa até dourar dos dois lados. Repita o procedimento até acabar a massa. Reserve. No liquidificar, bata 1/2 xícara (chá) de leite, 200g de queijo mussarela ralado, 200g de queijo provolone ralado, até ficar homogêneo. Distribua sobre as panquecas e enrole como rocamboles. Coloque em um refretário médio e cubra com 1 lata de creme de leite sem soro, 1/2 xícara (chá) de leite e 1 copo de requeijão cremoso batidos no liquidificador. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno médio preaquecido por 15 minutos ou até gratinar.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Cookie de queijo

Eu já imaginava que quando eu começasse a trabalhar iria ficar mais complicado de fazer as receitas. Como ainda não me acostumei com a rotina, as coisas tão um pouco mais difíceis. Tem dia que dá 22h e eu tô fazendo um jantarzinho pra gente... O fato é que precisarei planejar melhor as postagens, ver bem os ingredientes antes e aproveitar o final de semana pra atualizar o blog.
Esta semana tentei achar uma receita que desse pra fazer bem rapidinho, mas sempre estava faltando alguma coisa! O presunto e a mussarela foram o que mais fizeram falta. O problema é que acabei de voltar pra academia e estou fazendo o possível pra evitar esses embutidos.
No livrinho tem também um monte de receitas fáceis (de bolinhos, principalmente), que são fritos. Palmirinha do céu, cuida melhor do coração ai!!!
Dá vontade de fazer tudo assado, bem mais light e prático, mas ai estaria trapaceando na missão do blog. Aos poucos vou fazer estas friturinhas, acho que uma por mês tá bom, né?
A receita que eu encontrei pra fazer hoje, com todos os ingredientes disponíveis na dispensa, foi esse  prático cookie de queijo. Achei que a parte de "enrolar como um salame" seria complicada, mas foi moleza. Dá super certo o processo de cortar as fatias dos cookies. O cheirinho que faz enquanto assa é uma delícia. É daquelas receitas que agradam qualquer visita (com café ou com cerveja) e você pode falar com orgulho que foi você quem fez, nada de padaria!



Cookie de Queijo
Em uma tijela, misture 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente, 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado; 4 colheres (sopa) de leite; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (chá) de pimenta do reino; 1 colher (chá) de noz moscada ralada; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Acrescente 1 ovo e polvilhe aos poucos com 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, mexendo até ficar homogêneo. Coloque sobre uma folha de filme plástico, enrole e modele como um salame. Leve a geladeira por 30 minutos. Com uma faca afiada, corte as fatias de aproximadamente 1cm e coloque em uma forma, deixando espaço entre eles. Leve ao forno preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar e sirva em seguida.

** A receita é o amor. Te amo mãe e Laura**