terça-feira, 26 de junho de 2012

Estrogonof de frango

Aproveitei a volta do Luiz, depois de uma semana viajando, pra fazer um almocinho bem gostoso. Como estou ficando esperta com os ingredientes necessários pras receitas da Palmirinha, já tinha providenciado os champignons e o molho inglês. Geralmente não tenho nenhum dos dois em casa... Se bem que o molho é bom ter, ele vai bem com várias coisas.

Outra coisa boa de ter em casa é a mãe! rsrsrs
Siiiimmm, mom´s vem me visitar e chega amanhã! Tô feliz demais com a chegada dela aqui em Campina Grande e acho que o blog vai terá atualizações com participação especial. Ai que chique!
Eu quero muito dividir de novo a cozinha com a minha Donaninha. Nossa, nós duas temos uma sintonia finíssima e sempre curtimos muito a hora de fazer comida, tomando um vinhozinho e escutando musica... aiiii que saudade disso! Vai ser bom demais. Só vai faltar a Laura comendo, mas será bem lembrada!
Hoje vejo que os meus bons hábitos alimentares são resultado do que ela colocava (ou não) na mesa no dia a dia. E olha que mesmo assim eu sempre lutei contra a balança...  se eu fosse criada comendo frituras e doces, tava lascada.

Mas tô qurendo propor da gente fazer uma comida bem diferente. Quero aproveitar a ajuda que eu vou ter no preparo e que vai ter mais uma boca pra comer, né?! Tô de olho em algumas coisas inéditas pra nós duas, espero que dê certo!

E pra quem não sabe qual é a comida que liga e desliga, segue abaixo :))


Em uma panela, em fogo médio, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e frite 600g de peito de frango em cubos por 5 minutos. Adicione 1 cebola picada e refogue por 3 minutos. Acrescente 1/2 xícara de champignons escorridos fatiados, 4 colheres (sopa) de ketchup, 1 colher (chá) de molho inglês, sal, pimenta-do-reino, noz moscada ralada a gosto e refogue por cerca de 3 minutos. Despeje 1 lata de creme de leite e minture até levantar fervura. Se desejar, sirva com arroz branco e batata palha.

domingo, 24 de junho de 2012

Abobrinha recheada vapt-vupt

Hoje aproveitei que o Luiz não está em casa pra fazer uma abobrinha diferente. Ele não gosta de abobrinha de jeito nenhum, mas eu adoro. Então, resolvi testar mais esta novidade no meu cardápio.

Enquanto eu fazia, lembrei bastante da minha mãe. Além dela ter me ensinado a cozinhar, ela sempre fazia abobrinha pra gente. Acho que essa receita vai agradar muito quem está querendo fazer abobrinha de uma forma diferente. Nesta receita a polpa e as sementes que tiramos para colocar o recheio, não são aproveitadas...  Eu fiquei com bastante vontade de testar a receita misturando essa abobrinha na carne refogada. Na próxima eu tento.
Deu vontade de fazer isso porque lembrei da forma como eu fiz a berinjela recheada  (http://segueareceita.blogspot.com.br/2012/04/berinjela-recheada.html) e ficou uma delícia. Tudo que eu tenho aprendido com o blog, já quero colocar em prática outras vezes. A idéia é essa, né?

Olhem só como a minha ficou igualzinha a da foto do livro, dá um orgulho danado!


(postagem curtinha porque tô sem assunto... acontece)

Com uma faca, corte 2 abobrinhas na horizontal e cozinhe em uma panela, em fogo médio, com água fervente e sal por cerca de 5 minutos ou até ficarem macias, porém firmes. Escorra e reserve. Em uma panela, em fogo médio, aqueça 1 colher (sopa) de óleo, refogue 200g de carne moída e 2 colheres (sopa) de cebola picada por cerca de 5 minutos. Adicione 1 tomate picado e refogue por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e cheiro-verde picado. Retire as sementes da abobrinha com cuidado, usando uma colher. Recheie com o refogado e polvilhe com 8 colheres (sopa) de queijo mussarela ralado. Coloque em um refratário e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 10 minutos.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pizza portuguesa

Ooooi!
Desculpem pela demora para atualizar o segueareceita, de hoje não passa!
É que eu estou em uma nova rotina, de novo, e ainda não me acostumei com os horários. Estou trabalhando em uma loja do shopping e meu horário é de 16h as 22h. Ainda tô com dificuldade pra dormir quando chego do trabalho e pra acordar mais cedo no outro dia...
Por mais que eu tenha a manhã e parte da tarde livre, estou sem conseguir otimizar meu tempo. Fico no famoso "deixa pra depois" e não tenho feito é nada. Mas esta é a primeira semana neste novo horário, logo logo eu conseguirei colocar todas as minhas coisas em ordem!
Eu fiz a receita de hoje há uns 4 dias, mas fiquei enrolando pra postar. Juro que isso estava me deixando meio brava, quero que vocês tenham sempre novidades para ler aqui.
E esta receita foi realmente uma novidade pra mim, olha que cara boa!

 Nunca tinha feito pizza em casa e fiquei impressionada com o quanto que é fácil, barato, legal de fazer e, principalmente, gostoso! Fiquei super empolgada quando decidi fazer esta pizza, porque era uma coisa que eu realemente queria aprender. E é legal demais você poder usar o que quiser no recheio. Claro que nessa ai fiz o recheio igual ao da Palmirinha, uma pizza portuguesa deliciosa.

Quanto a massa, não tem mistério. Até porque você bate tudo no liquidificador e depois coloca farinha aos poucos. O ponto é exatamente como está na receita, você vê a massa desgrudando da vasilha e da superfície enfarinhada.
O tempo de descanso da massa é sagrado, tudo mundo sabe. O que foi uma novidade foi o fermento... Aqui em Campina Grande não acho de jeito nenhum o fermento biológico fresco, em tabletes. Só acho o fermeto biológico seco, em envelopinhos de 15g. Dá certo do mesmo jeito, pode usar sem medo e programar aqueeela noite da pizza!


Bata no liquidificador 1 tablete de fermento biológico fresco, 1/4 de xícara (chá) de leite, 1/4 de xícara (chá) de água, 1/4 xícara (chá) de óleo, 1 colher (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de sal. Despeje em uma vasilha e acrescente aos poucos 2 xícaras e 1/2 (chá) de farinha de trigo, aos poucos, até soltar da lateral da vasilha. Transfira para uma superfície esfarinhada e sove por 5 minutos. Se necessário, acrescente mais farinha. Cubra e deixe descansar por 1 hora. Abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter um círculo de aproximadamene 30cm de diâmetro. Transfira para uma forma própria para pizza de 30cm de diâmetro e fure com um garfo. Leve ao forno mádio, preaquecido, por 10 minutos. Espalhe 5 colheres (sopa) de moho de tomate (comprado pronto), 1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado, 1/2 xícara (chá) de presunto moido, 1/2 lata de ervilhas escorridas, 1 cebola em fatias. Volte ao forno por 25 minutos ou até dourar. Espalhe 2 ovos cozidos picados, decore com azeitonas pretas e polvilhe com orégano. Sirva.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Salada temperada de chuchu

Hoje a receita é especial por dois motivos.
O primeiro deles é que a vó Palmirinha conseguiu fazer uma coisa quase impossível, tornou o chuchu um ingrediente saboroso! ;)
Acho que todo mundo concorda que o chuchu é o quarto estado da água (solida, liquida, gasosa e chuchu... kkkk) e que é difícil fazer uma receita gostosa com ele. Até hoje a única coisa boa com chuchu que eu tinha comido era um bolo salgado. Mas quando fui fazer não deu muito certo, ai perdi a vontade de fazer de novo. E também é aquela coisa... quando se tem só duas pessoas em casa, qualquer receita que seja para fazer em uma forma inteira é muita coisa.

Ai hoje de manhã vi que eu tinha um chuchu fazendo aniversário na geladeira, fui lá no meu guia de receitinhas para o blog e fiz esta salada temperada. Que receitinha boa e fácil de fazer! Claro que é uma saladinha levíssima, mas surpreende. Consegui imaginar ela sendo servida como acompanhamento de um churrasco. Só tem que ter cuidado na hora de servir para que o suco de limão não "molhe" o prato todo, melhor usar uma colher furadinha. Ah! E não sei porque meu chuchu ficou sem cor... será que é porque não tava fresquinho?

Esta postagem também é especial porque hoje decidi "contar" pra principal interessada neste blog que ele existe. Siiiiimmm... vou fazer o possível pra que Dona Palmirinha tenha conhecimento da minha dedicação e empenho em fazer suas receitas! Será que vou conseguir? Conto pra vocês depois.
Vamos que vamos! Até a próxima!



Em uma panela, coloque 4 chuchus em cubos, cubra com água e cozinhe por 20 minutos. Escorra e coloque em água gelada por 5 minutos. Escorra e coloque em uma tigela. Misture 1 colher (sopa) de orégano, suco de 4 limões, 1 cebola ralada, 2 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado, 10 azeitonas verdes picadas, sal e pimenta calabresa a gosto. Leve a geladeira por 40 minutos. Sirva.





quinta-feira, 7 de junho de 2012

Farofa completa

Conforme eu havia dito no post anterior, a receita de hoje foi feita junto com o empilhado de carne e os dois ficaram bem gostosos!
Essa farofa completa teve um diferencial pra mim porque nesta usei farinha de milho. Eu sempre usava farinha de mandioca nas 1001 farofinhas que faço e que salvam o dia a dia. E com essa farinha ai, a diferença é notável e o sabor também!
Vou aproveitar que citei a farinha de milho pra contar um pouquinho do quanto os pratos daqui de Campina Grande (tá... do nordeste todo) são diferentes dos de Minas (tá... do Sudeste). Uma das principais diferenças é que farinha de milho aqui é consumida praticamente todo dia. É o tal do cuzcuz que é servido tanto no café da manhã, só com queijo ou manteiga, como no almoço, mais temperado.
Assim que fomos pra Recife comprei uma cuzcuzeira (nunca tinha ouvido falar nisso antes!) na esperança de ir me adequando aos novos hábitos. Achei o cuzcuz muito sem graça! Tentei umas duas vezes e achei que tava fazendo errado. Mas realmente não deu.
Até doei a cuzcuzeira e pensei que nunca mais fosse comer farinha de milho. Isso antes do blog, né? Já vi aqui que tem uma outra receita com essa farinha e vou tentar fazer logo. Dou um brinde pra quem adivinhar qual é essa receita... é... cuzcuz!
Eita, cadê a cuzcuzeira agora?!?

Em uma panela, em fogo médio, derreta 4 colheres (sopa) de manteiga, refogue 1 cenoura ralada e 1 cebola ralada por cerca de 3 minutos. Adicione 1 lata de ervilhas escorridas, 1 lata de milho verde escorrido, 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de milho, sal, pimenta-do-reino e refogue pos mais 3 minutos. Retire do fogo, junte 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas e 2 ovos cozidos picados. Misture 1/2 xícara (chá) de batata palha, salsa e sirva.

domingo, 3 de junho de 2012

Empilhado de carne

Hoje resolvemos fazer uma receita com carne. Mas como estou resfriada, tinha que ser uma coisa fácil e mais leve. Nossa, ficou exatamente como eu precisava! Eu nem queria colocar foto comigo aparecendo porque minha cara tá meio desanimada, mas acabei não resistindo.

Vou falar pra vocês que é uma receita que lembra a carne de panela, aquela primeira receita que fiz no blog, só que esse empilhado de carne usa bife.
A novidade desta vez é que hoje fiz duas receitas, ambas escolhidas pelo Luiz, e ele escolheu um cardápio bem harmonioso! Vou fazer surpresa em relação ao que comemos junto com este cozido de carne/ batata/ tomate/ cebola. Fica pro próximo post!

Eu sempre tento tomar bastante cuidado com a combinação de pratos. Principalmente quando são pratos de tira-gosto. A tendência é misturar muita coisa e quase tudo bem pesado. Como estou sempre de olho na balança, fui me acostumando a tentar opções mais leves. Aos poucos você vai descobrindo que é tranquilo fazer um tira gosto que não acabe com seu regime. Aqui em casa, por exemplo, gostamos muito de fazer tomate-cereja temperado; tabule; queijo com ervas; salada com folhas. São beliscos que acompanham e complementam, né?

A carne de hoje, além de ser cozida e saborosa, entra como uma opção de acompanhamento super saudável. E o melhor é que é só colocar tudo na panela de pressão e esperar ficar pronto. Suja uma panela só e dá um caldinho bem gostoso. Já penso que um pãozinho ali vai cair muito bem!



Em uma panela de pressão, em fogo médio, aqueça 3 colheres (sopa) de óleo em fogo médio e frite 700g de patinho em bifes finos temperados com sal até dourar dos dois lados. Retire da panela e reserva. Na mesma panela, faça camadas com 2 cebolas em fatias, bife, 3 tomates picados e 2 batatas em cubos. Coloque 01 caldo de carne, 4 xícaras (chá) de água e cozinhe por 20 minutos, após iniciada a pressão. Espere sair a pressão naturalmente e abra a panela.