terça-feira, 28 de agosto de 2012

Polenta gratinada com frango


Estou com vontade de escrever, mas não tem nada a ver com comida ou receitas. Aliás, acho que é por isso que demorei pra atualizar o blog, tenho sentido um vazio em relação a muitas coisas e achar um assunto realmente interessante tem sido um desafio pra mim.
Sei que preciso entender o que está se passando na minha cabeça. Tenho sentido minhas emoções desequilibradas e minha mente viciada. Não é facil admitir isso, mas acho que toda mulher de vez em quando sai do eixo e aí as dúvidas, os homônios e as (auto)cobranças parecem duplicar de tamanho.
Ando me sentindo mais sozinha e com uma vontade imensa de ir pra BH recuperar as energias que estão acabando. Como isso ainda vai demorar um tempo, andei lendo algumas coisas, pra ver se encontrava um consolo e algumas palavras que realmente tocassem meu coração. Encontrei parte do que eu precisava, justamente no lugar onde imaginei que acharia. Foi no texto de uma amiga, que também mantem um blog para desabafar e organizar as idéias, que vi que não preciso ter culpa por me sentir carente. Fico imensamente agradecida por ter um companheiro de verdade ao meu lado, mas sei que mulheres precisam da companhia de outras mulheres. Inclusive da orientação de mulheres mais vividas, como as nossas mães. Acho que só assim conseguimos ter segurança de que as dúvidas são normais, que os conflitos tem solução e que os questionamentos, embora infinitos, são parte do nosso crescimento. E como é difícil colocar isso em prática!
Conversando com esta mesma amiga, falamos o quanto vai ficando difícil fazer amizades verdadeiras depois de certa idade. E olha que há umas três postagens atrás estava justamente agradecendo pelas boas companhias que temos encontrado nesta nova cidade... mas enfim... não tem sido suficiente.
Estou sentindo falta de pessoas que amo e de ter com quem falar abertamente sobre o que se passa na minha cabeça. Estou sentindo falta de compartilhar sem medo, de receber sem barreiras. Mas só é possível ter isso quando temos confiança na relação que temos com o outro e, assim, nos sentimos seguros. E só é possível fazer isso olhando no olho do outro, podendo abraçar na hora que precisa e deixando o corpo também falar sobre seus sentimentos.

Eu achando que este texto não tinha nada a ver com o blog, agora vi que esta é uma das postagens que mais tem a ver com os verdadeiros motivos que me levaram a criar este espaço.


Para o molho, em uma panela, em fogo médio, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo, frite 1 dente de alho picado e 1 cebola picada até dourar. Adicione 2 xícars (chá) de peito de frango cozido e desfiado, 4 tomates sem pele e sem sementes picados, sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Em uma vasilha, dissolva 2 xícaras (chá) de flocos de milho pré cozidos em 1 e 1/2 xícara (chá) de água e reserve. Despeje mais 1 e 1/2 xícara (cha) de água em uma panela, em fogo médio, com 1 xícara (chá) de leite, 1 cubo de caldo de galinha, sal e pimenta do reino a gosto, 1 colher (sopa) de manteiga e cozinhe atpe levantar fervura. Despeje a polenta dissolvida e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe por cerca de 5 minutos e despeje em um refratário médio. Espalhe o molho de frango, polvilhe com 1/2 xícara de chá de mussarela ralada e 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido, por 30 minutos ou atpe gratinar. Polvilhe com folhas de majericão fresco e sirva.

sábado, 18 de agosto de 2012

Escondidinho de peixe


Acabei de descobrir o segredo de todos os escondidinhos vendidos em restaurantes e fiz uma das receitas mais gostosas da minha vida!
Esse escondidinho de peixe vale todos os elogios do mundo para convencer vocês a fazerem também. Pra fazer aquele purê que cobre o escondidinho, nunca tinha misturado a batata amassada com creme de leite. Ponto pra Palmirinha com essa dica fantástica! Fica super leve, super mesmo.
Depois que eu sai de BH e passei a frequentar os supermercados aqui do nordeste, vi que existe um tal de "filé de merluza do Alaska", que é bem baratinho e já vem limpo, pronto pra fazer. Comecei então uma série de receitas tentando arrumar um bom jeito de usar o tal peixe. Só que quase nenhuma deu certo. Percebi que a medida em que ele vai descongelando, perde completamente a consistência, sem contar que solta muita água durante o preparo. Ai só quando comecei o blog é que consegui fazer aquelas deliciosas iscas de peixe com o filé de merluza (se você perdeu, dá uma olhada ai no histórico). Esses dias resolvi comprar o pacotinho de merluza de novo e dei a sorte de achar mais esta receita da Palmirinha em que precisei usa-lo. E depois desta receita de escondidinho, acho que não vou testar mais nenhuma não! ô comida boa!  

Preciso contar pra vocês que fiz a receita duplicada e foi a quantidade ai da foto (sorte minha ter tido essa grande idéia). Eu e o Luiz comemos esta travessa toda de uma vez só... :)
Usei 1kg de filé de merluza e é importantíssimo que na hora de cozinhar em lascas, sejam pedaços grandes, senão desmancha tudo...
Na hora de bater a batata com o creme de leite, me senti a Dona Benta fazendo uma massa de bolo. Sugiro que você empolgue assim também, foi ótimo!


Em uma panela, em fogo médio, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite, frite 2 dentes de alho amassados e 1 cebola picada até dourar levemente. Adicione 2 xícaras (chá) de filés de merluza cozidos em lascas, 3 tomates sem sementes picados, 1/2 xícara (chá) de salsa, 1 xícara (chá) de molho de tomate (comprado pronto), sal, pimenta-do-reino a gosto e cozinhe por cerca de 10 minutos. Reserve. Em uma tigela, misture 4 batatas cozidas e amassadas com 1 caixa de creme de leite e sal até ficar homogêneo. Em um refratário médio, coloque o refogado de peixe, cubra com a mistura de batata, espalhe 50g queijo parmesão ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

domingo, 12 de agosto de 2012

Frango de Panela

Aqui em Campina Grande a vida está a mil!
Graças a hospitalidade e simpatia desse povo, temos tido finais de semana movimentados, com saidinhas bacanas e muita conversa fiada. Imagina se eu e o Luiz não estamos adorando? Faz a gente sentir um pouco menos a saudade que estamos dos amigos de BH.

Além desta boa fase com as amizades, quero contar pra vocês que estamos fazendo de tudo pra achar nossa nova casinha aqui na cidade! Siiiiiimmmmm, tudo indica que iremos comprar nossa casa própria!
Temos olhado várias opções, quase todos apartamentos de 02 quartos e perto aqui da nosso atual apê. Começamos a procurar o apartamento bem cedo, assim a gente tem tempo pra olhar tudo com calma. Claro que não é uma decisção fácil, principalmente quando você se depara com um financiamento de 420 meses, lindos e longos 35 anos... dá muito frio na barriga pensar quanto tempo precisaremos pra pagar e tudo que pode acontecer de mudança nestes anos que virão. Tenho certeza que todo mundo que passou por isso teve medo no começo, mas vale tudo pra sair do aluguel. Também temos sempre que pensar positivo em relação ao nosso futuro, estamos otimistas de que a casa será quitada bem antes do previsto pelo financiamento.
Se fosse pra tomar uma decisão desta na nossa cidade de origem, já ia ser difícil. Imagina então pensar em comprar um apartamento em uma cidade que você nem sabe quanto tempo vai morar? Ai ai ai... mas se quem não arrisca, não petisca, bora arriscar!

Domingo passado, após uma empatizinho roubado do Galo com o Fluminense e uma conversa emocionante com o titio e com o Isaac, juntei meu pique todo e fui pra cozinha fazer esse frangote ai. hummm muito bom! Se você não tem o costume de comprar coxinha de frango, coloca na proxima listinha de compras. Em meia horinha você faz uma super novidade pro cardápio do dia a dia.


Em uma panela, em fogo médio, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e frite 1,5 kg de coxa e sobrecoxa de frango até dourar. Adicione 1 cebola picada e 2 dentes de alho picados, abaixe o fogo e frite por 3 minutos. Acrescente 4 colheres (sopa) de extrato de tomate e frite por 2 minutos. Despeje 2 cubos de caldo de galinha, 2 xícaras (chá) de água, 3 tomates sem pele e sem sementes picados, 1 folha de louro, sal, pimenta-do-reino a gosto e tampe a panela. Cozinhe por 40 minutos em fogo baixo, ou até o frango amaciar e o caldo encorpar. Polvilhe com cheiro verde e sirva.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Omelete de verdura

Fazia tempo que eu não fazia nada sem carne! Poxa, conheço vários vegetarianos, tenho que prestigia-los também!
Admiro quem tem força de vontade suficiente pra ficar sem comer carne. Eu não conseguiria ficar sem aquele bife mal passado no churrasco ou sem o franguinho nosso de cada dia. Mas eu também não exagero, tento ficar uns 02 dias na semana sem fazer carne  e assim buscar o equilíbrio geral das coisas. Mas quando eu não como carne é por um cuidado que eu quero ter com a minha alimentação e não com objetivo de salvar animais ou diminuir o desmatamento causado pelas pastagens. Acho que o natural é o ser humano consumir carne, nosso corpo foi feito pra isso e desde que o mundo é mundo o homem caça.
Mas o que importa é que quando quero dar uma pausa na carne, uso e abuso dos legumes incrementados, dos omeletes caprichados e dos macarrões bem preparados! Ai a gente vê que dá muito bem pra ser feliz no almoço sem matar nenhum bichinho (bem... ai poderia começar o questionamento a respeito do ovo, mas vou deixar pra lá. rsrsrs).
Essa receitinha ai ficou super saborosa e misturou couve ao omelete. Super novidade pra mim! E o prato enche, viu? Fiz meia receita (três ovos), deu um baita omelete que dividi entre almoço e jantar.
Da próxima vez eu vou tirar algumas gemas pra não exagerar no colesterol, mas desta vez não mexi na receita. Vê ai se não ficou igualzinho!










Para a minha querida vegetariana, Mari Castro.




Em uma vasilha, bata 6 ovos com um garfo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga e despeje os ovos. Cozinhe até dourar dos dois lados. Espalhe 1 xícara (chá) de couve fatiada refogada e 1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralado. Dobre ao meio com ajuda de uma espátula e decore com alface. Sirva.