quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bolinho de verdura

Continuando e terminando a minha fase de comidas calóricas, fiz esses bolinhos de verdura que são uma delícia. O único problema é que eles são fritos, porque a massa é até leve e vai mais batata do que farinha. É bem fácil da fazer, só na hora de fritar é que dá um trabalhinho a mais. Se você fizer com alguém ajudando, ai fica moleza. Aqui em casa eu fazia os bolinhos e o Luiz ia fritando, rapidinho terminamos tudo. Algumas dicas são importantes: modele os bolinhos com duas colheres (tipo bolinho de chuva) e já joga no óleo; tem que fritar sempre em fogo médio/ médio baixo, senão o bolinho queima e fica cru por dentro, ok?  Quando você escorre no papel- toalha sai bastante óleo e é um excelente aperitivo (e sem carne!)
Acho que dá pra variar bem nas verduras que você usa. Eu, por exemplo, usei repolho, espinafre e escarola. Mas pode colocar qualquer uma, acho que até ir além... um tomate seco ficaria bom. 
A boa notícia desta postagem é que saí das fases pré e pós festa, então estou conseguindo ter minha alimentação controladinha e sem traumas de sempre. O que me ajudou bastante a sair da fase de gulodice é que está chegando o dia em que serei madrinha em um casamento e quero me sentir bem no dia. Além desse plus no controle das colorias, estes dias estou bem focada em uma missão que pra mim é bem difícil. Estou em busca do vestido perfeito (tá... pra mim basta que seja adequado e bonito, nunca pretendo ficar entre as mais bem vestidas da festa). Quem me conhece sabe que eu não sou ligada em moda e, pra falar a verdade, não entendo quase nada. Meu estilo é bem básico e se mantem assim sempre. Numa ocasião especial, não sei bem o que pode ou que não pode, o que é tendência, o que é apropriado. Sempre tinha a opinião de uma amiga ou da minha prima pra dar me salvar na hora de escolher a roupa. Como aqui em Campina Grande não tem ninguém por perto, estou tendo que contar com meu bom senso (basiquinho e ruim de tudo) e com uma ajuda a distância. O resultado disso não é bom e é, no minimo, engraçado. Primeiro tenho que fazer o maior malabarismo pra tirar as fotos dos vestidos que provo, porque nenhuma loja aqui permite que a gente fotografe... Então o jeito é fazer aquela cara de paisagem, fingir que demora pra tirar a roupa no provador e sair como se nada tivesse acontecido, né? 
Ai chego em casa feliz e contente com 2 modelos que escolhi e envio pra minha prima. Depois de falar com ela, o que me resta é pensar "ainda bem que eu tenho alguém pra me avisar que eles são horrendos, antiquados e desfavoráveis". kkkkk
A procura continua!


Em uma tigela, misture 2 xícaras de chá de verduras picadas (escarola, espinafre, rúcula, agrião, etc.), 2 batatas cozidas e amassadas, 2 ovos, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 cebola picada, 1 dente de alho amassado até ficar homogêneo. Modele os bolinhos e frite em óleo quente, em imersão, até dourar levemente. Escorra sobre papel absorvente e sirva em seguida.
 

domingo, 16 de setembro de 2012

Pizza-espaguete


 
Ando com uma certa dificuldade para manter o regime... tenho estado com fome de coisas suculentas e gordurosas. Ai abro o livro da Palmirinha e escolho fazer essa receita que, pela quantidade, alimenta uma família toda no dia de domingo... fica difícil fechar a boca, né? Mas é pensando nisso que eu não deixo a preguiça me vencer, mexo o esqueleto 3 vezes por semana e espero que logo logo meu controle de calorias volte ao normal.
 
Esta receita ai é praticamente um macarrão a bolonhesa feita em uma forma de pizza. Só que na hora que você experimenta, não sei bem porque, sei que o gosto fica bem diferente. Acho que é pelo orégano, pelo creme de leite e, principalmente, pelo do tomate que coloca em cima (aliás, recomendo colocar várias fatias, fica delicioso depois de pronto).
É sim uma receita bem gostosa, mas achei pouco prática de fazer e de servir. Na hora de "arrumar" o macarrão na forma, dá um trabalho danado e não fica certinho não. Outra coisa, na minha experiência, sobrou macarrão e usei mais carne do que a receita pedia.
Reparem também que na foto da receita original ela corta como se fosse uma pizza mesmo. Olha, só dá para comer assim depois que vai pra geladeira por um bom tempo.
E rende, viu? Sorte que hoje fomos a João Pessoa, curtimos um domingo bem gostoso na praia. Em dia de sol e mar, todo mundo chega em casa com uma fome danada. Aí é bom demais saber que tem essa baita macarronada prontinha na geladeira, juro que não precisa nem esquentar.
 
Espalhe uma camada de aproximadamente 1cm de espaguete cozido (500g) em uma forma própria para pizza de 30cm de diâmetro untada com óleo. Reserve.
Em uma panela, em fogo médio, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo, frite 1 cebola picada e 1 dente de alho amassado até dourar levemente. Adicione 300g de carne moída e refogue até secar toda a água. Despeje 3 xícaras (chá) de polpa de tomate, 1 cubo de caldo de carne, tampe e cozinhe em fogo baixo, por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando ou até engrossar. Desligue o fogo, misture com 1/2 xícara (chá) de creme de leite e espalhe sobre o espaguete na forma. Cubra com 2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado, espalhe 2 tomates em fatias, 2 colheres (chá) de orégano e leve ao forno médio, preaquecido por aproximadamente 10 minutos ou até dourar e derreter o queijo. Sirva.

 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pão de batata recheado com calabresa e requeijão


Ok gente! Sobrevivi a semana passada! Aquele inferno astral já era, os pensamentos ruins também e até a carência passou um pouco.
Sei que tava tristinha quando escrevi a ultima postagem, mas faz parte da vida, né? E quem gosta de  acompanhar meu dia a dia por aqui, ainda vai ler mais alguns desabafos, com certeza!
Se você acredita minimamente em astrologia,  já percebeu que um mês antes do nosso aniversário as coisas parecem mais tensas, sensíveis e propensas a darem errado. Acho que é como os nossos pensamentos encaram o final de um ciclo, com um momento de reflexão sobre o que foi aquele ano na vida de cada um. Pois é, ontem foi meu aniversário! Significa que aquele ciclo que se iniciou com meu niver de 26 anos acabou e agora estou prontinha para outro!
É meu segundo aniversário fora de BH. E pra ser bem sincera, isso não me causa nenhum trauma. Um pouco porque estou bem resolvida em relação a minha vida aqui. Tento também nem ficar pensando como as coisas poderiam ser.
O que me dá um apertinho no coração, na verdade, é lembrar das festas de aniversário que eu fazia... isso sim me traz uma nostalgia danada! Ia uma turma grande e animada pro sitio da minha avó e a festa durava um fim de semana completo. Cada dia com uma turma diferente. Nos últimos anos, juntava o meu aniversário com o do meu primo e ai eram os dias e noites mais legais que se pode imaginar.
Eu aproveitei de verdade, sabendo que cada festa daquela poderia ser a última. Sabia que a vida poderia mudar ou que alguns amigos poderiam mudar ou que a disposição poderia já não ser a mesma. Dá saudade sim, mas fica a lição de que a gente tem que aproveitar cada fase da nossa vida, curtir ao máximo as pessoas ao nosso redor e guardar na memória os grandes momentos.  Tá... é sempre bom tirar muita foto também, né? ;)

Sobre a receita de hoje, tenho sim que comentar algumas coisas!
Estes pãezinhos tem potencial pra ficarem bem gostosos, mas eu não achei que vale o trabalho. Fiquei umas 02 horas na cozinha pra fazer tudo e tive um grande problema com a proporção massa x recheio. Fiz exatamente a quantidade desta receita ai embaixo e fiquei com muito mais massa do que seria necessário. Resultado, os pãezinhos ficaram com pouco recheio e aquela camada grossa de massa. Se quiser experimentar, acho que dá pra fazer com metade da receita da massa, ok?
E tenta fazer quando tiver alguém em casa pra dar uma mãozinha na hora de recheiar, enrolar e comer, viu? Essa minha receita rendeu uns 50 pãezinhos... e uma semana inteira pra comer todos eles...


Bata no liquidificador 2 ovos, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, 2 xícaras de batata cozida e amassada, 1 xícara (chá) de leite morno, 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g) e 3 colheres (sopa) de margarina. Despeje em uma vasilha e misture -aproximadamente - 5 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aos poucos, até desgrudar da lateral da vasilha. Se necessário, acrescente mais farinha. Transfira para uma superficie e sove por 10 minutos. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, frite 200g de linguiça calabresa em cubos na própria gordura e escorra sobre papel absorvente. Coloque em uma tigela e misture 200g de requeijão culinário e 1 colher (chá) de orégano. Modele bolinhas com a massa e deixe descansar por mais 15 minutos. Abra a massa com mãos e distribua o recheio. Feche e modele as bolinhas. Coloque em uma forma untada com óleo e pincele com 1 ovo. Leve ao forno médio prequecido, por 25 minutos ou até dourar.