quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pizza portuguesa

Ooooi!
Desculpem pela demora para atualizar o segueareceita, de hoje não passa!
É que eu estou em uma nova rotina, de novo, e ainda não me acostumei com os horários. Estou trabalhando em uma loja do shopping e meu horário é de 16h as 22h. Ainda tô com dificuldade pra dormir quando chego do trabalho e pra acordar mais cedo no outro dia...
Por mais que eu tenha a manhã e parte da tarde livre, estou sem conseguir otimizar meu tempo. Fico no famoso "deixa pra depois" e não tenho feito é nada. Mas esta é a primeira semana neste novo horário, logo logo eu conseguirei colocar todas as minhas coisas em ordem!
Eu fiz a receita de hoje há uns 4 dias, mas fiquei enrolando pra postar. Juro que isso estava me deixando meio brava, quero que vocês tenham sempre novidades para ler aqui.
E esta receita foi realmente uma novidade pra mim, olha que cara boa!

 Nunca tinha feito pizza em casa e fiquei impressionada com o quanto que é fácil, barato, legal de fazer e, principalmente, gostoso! Fiquei super empolgada quando decidi fazer esta pizza, porque era uma coisa que eu realemente queria aprender. E é legal demais você poder usar o que quiser no recheio. Claro que nessa ai fiz o recheio igual ao da Palmirinha, uma pizza portuguesa deliciosa.

Quanto a massa, não tem mistério. Até porque você bate tudo no liquidificador e depois coloca farinha aos poucos. O ponto é exatamente como está na receita, você vê a massa desgrudando da vasilha e da superfície enfarinhada.
O tempo de descanso da massa é sagrado, tudo mundo sabe. O que foi uma novidade foi o fermento... Aqui em Campina Grande não acho de jeito nenhum o fermento biológico fresco, em tabletes. Só acho o fermeto biológico seco, em envelopinhos de 15g. Dá certo do mesmo jeito, pode usar sem medo e programar aqueeela noite da pizza!


Bata no liquidificador 1 tablete de fermento biológico fresco, 1/4 de xícara (chá) de leite, 1/4 de xícara (chá) de água, 1/4 xícara (chá) de óleo, 1 colher (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de sal. Despeje em uma vasilha e acrescente aos poucos 2 xícaras e 1/2 (chá) de farinha de trigo, aos poucos, até soltar da lateral da vasilha. Transfira para uma superfície esfarinhada e sove por 5 minutos. Se necessário, acrescente mais farinha. Cubra e deixe descansar por 1 hora. Abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter um círculo de aproximadamene 30cm de diâmetro. Transfira para uma forma própria para pizza de 30cm de diâmetro e fure com um garfo. Leve ao forno mádio, preaquecido, por 10 minutos. Espalhe 5 colheres (sopa) de moho de tomate (comprado pronto), 1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado, 1/2 xícara (chá) de presunto moido, 1/2 lata de ervilhas escorridas, 1 cebola em fatias. Volte ao forno por 25 minutos ou até dourar. Espalhe 2 ovos cozidos picados, decore com azeitonas pretas e polvilhe com orégano. Sirva.

6 comentários:

  1. É uma pizza portuguesa com certeza, é com certeza uma pizza portuguesa....
    Quem adivinhar o que a getne estava bebendo na hora de comer a pizza....
    Adorei amor, quero mais!

    ResponderExcluir
  2. Nossa noite ficou deliciosa, né?!?
    Cervejita e pizza

    ResponderExcluir
  3. Nham... Deu água na boca, ficou linda a pizza. Apesar de que a Portuguesa nunca é minha opção, pq eu não assimilo a coisa do ovo cozido na pizza.
    Ah, esqueci de falar no comentário anterior: AMEI a ideia de vc contar pra Palmirinha sobre o blog. Conta tudo depois, tá?

    ResponderExcluir
  4. como assim ovo cozido e pizza não combinam?? kkkkk essa pra mim é inédita!
    ô cunhada querida, quando eu puder faço uma pizza com o recheio que vc quiser!

    e sobre falar com a Palmirinha, pensei que a assessoria de comunicação facilitasse a comunicação entre as pessoas... mas ainda não aconteceu... vou continuar tentando!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que pizza bonita e dá água na boca. Pizza pronta nunca mais! O pizzaiolo que me perdoe!! Sônia, donaninha.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo,mãe! faça sua própria pizza, vc vai ver que delícia!

    ResponderExcluir