Voltar de Minas Gerais significa ter queijo minas meia cura na geladeira!
Gente, não adianta querer fazer pão de queijo em outro lugar, simplesmente porque não existe queijo parecido com o queijo minas. O pão de queijo que vendem em padarias aqui no nordeste tem a massa muito pesada e não tem gosto de queijo, mas mesmo assim todo mundo gosta. O fato é que só quem é mineiro sabe a falta que esse pãozinho faz na nossa vida.
Então tô aproveitando pra fazer todas as receitas do livrinho que usam queijo minas. E claaaro que também estou fazendo um estoque (de guerra) de pão de queijo.
Vi que a vó Palmirinha usa basicamente os mesmos ingredientes pra fazer 2 receitas, o que muda é o tipo de polvilho. Aproveitei o último fim de semana como desempregada (uhuuu! brinde a isso) e fiz as 2 receitas. Hoje mostro pra vocês a do "Petisco de pão de queijo". É uma versão soft que agrada bastante pra tomar um café ou comer com patê.
Primeiro de tudo: fica uma delícia, realmente uma receita de vó. Só não consegui seguir o jeito de fazer os rolinhos... Achei bem mais fácil untar a mão e lembrar dos velhos tempos da massinha de modelar. Procura um jeito que você se adapta mais e vai até o final.
Essa receita rende muito e os petiscos crescem bastante na hora em que assam. Eu já deixei os rolinhos prontos e os congelei crus, o freezer aqui tá parecendo franquia da Forno de Minas.
Petisco de pão de queijo
Em uma panela, em fogo médio, cozinhe 1 xícara de chá de óleo, 1/2 xícara de chá de água, 1/2 xícara de chá de leite e sal a gosto (acho que aproximadamente 1 colher de sopa rasa) até levantar fervura. Despeje sobre 3 xícaras (chá) de polvilho azedo, mexendo para misturar. Espere esfriar, misture 4 ovos, um a um, até ficar homogêneo (tá... não leve muito a sério esse conceito de homogêneo, é só misturar bem). Junte 200g de queijo minas padrão (meia cura) ralado e misture. Leve à geladeira por 30 minutos. Em uma superfície lisa, modele rolinhos e coloque em uma forma (foi desse jeito que comigo não deu certo). Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.
*** em memória da vó síria que falava uai, minha linda vó jamile ***
Isso mesmo! Leva o tempero de Minas pra Paraíba!
ResponderExcluirIsso ficou com uma cara muito boa.
Beijos!
E a cara nem era o melhor.... hehehe. Acabou antes que pudéssemos dizer "que delícia que ficou" ^^
ResponderExcluir